Como Aprender a Falar Inglês sozinho? Aplicativos, Dicas de aprendizado


O inglês é a língua mais falada no mundo inteiro. Além disso, ter uma segunda língua pode abrir muitas portas, tanto pessoal como profissionalmente. Mas será que é mesmo tão importante aprender a falar inglês? Será que isso vai ser útil na sua vida?

Se você tem todas essas dúvidas, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto e a importância dessa língua na sua vida. Vamos lá?!

Por que aprender a falar inglês?

Atualmente, o inglês é a língua que está no centro da aprendizagem. Embora possa não ser tão fácil dominar a língua de Shakespeare, certamente ela será muito útil par a vida e a carreira profissional.

O fato é que ter uma segunda língua é uma excelente porta de entrada para o mercado. Além disso, você pode trabalhar em qualquer lugar do mundo, especialmente nos países cuja língua oficial é o inglês.

O fato inegável é que quem não fala inglês está completamente fora do mercado global.


Como aprender a falar inglês sozinho?

Aprender a falar inglês sozinho pode não ser uma tarefa simples, mas também não é nada impossível. Sendo assim, basta foco e dedicação que você certamente irá conseguir alcançar o seu objetivo. O melhor de tudo: de uma forma simples e sem perder horas e horas estudando. Veja como fazer isso:

Seja humilde como uma criança

Pode parecer um pouco estranho, mas para chegar a ser fluente, é preciso aprender como uma criança. Isso quer dizer, um aprendizado de forma natural. Fazendo isso, você irá notar que muitas palavras vão entrando na sua cabeça sem tradução mesmo.

Portanto, não se preocupe em tentar entender o significado de cada palavra. O mais importante é entender o contexto, a ideia geral.

Além disso, saiba que você vai errar e não tem nada de errado nisso. A gramática e principalmente a pronuncia só se ajustam com o tempo e a prática.

Assista tudo em inglêsMulher segurando balão de fala com abandeira dos EUA

Atualmente não é nada difícil ter acesso a diferentes conteúdos em inglês. O fato é que escutar e entender o inglês é somente uma questão de costume e isso não acontece pela leitura ou pela escrita! É preciso exercitar os ouvidos para aprender a falar inglês.

É provável que no início você irá entender muito pouco ou nada. No entanto, com o tempo, você irá adquirir vocabulário. Lentamente isso irá se transformado em frases e logo será possível estabelecer um diálogo.

É preciso estar cercado de inglês. Ouça músicas em inglês, veja programas de TV, se viajar, fale com turistas ou outras pessoas nessa língua. Pratique e esteja em contato sempre que for possível.

Consigo aprender a falar inglês ouvindo música?

A música pode ser uma excelente aliada para quem quer aprender a falar inglês. Isso porque, como já foi dito anteriormente, ela ajuda o ouvido a se habituar com o idioma. Isso é especialmente interessantes para a pronuncia.

No entanto, claro que só a música não é suficiente para aprender a língua. Lembre-se que ao ver um filme em inglês, com legenda no início, você vai criando uma associação entre o som e o seu significado. Isso vale mesmo que não entenda o significado individual de cada uma das palavras, mas serve para o contexto.

Então sim, a música é uma excelente aliada, porém use também outras ferramentas para aprender a falar inglês.

Crie grupos de inglês

Você conhece pessoas ou tem amigos que estão na mesma situação que você? Então aproveite isso para criar grupos no Whats App com esses amigos, conectando todos.

O grupo pode ser focado na prática do idioma, você podem se comunicar em inglês, trocar vídeos, áudios, imagens e até mesmo memes na língua estrangeira.  Isso certamente irá melhorar o rendimento de todos de forma considerável.

Além disso, vocês podem compartilhar dúvidas e ajudar um ao outro no aprendizado.

Tenha uma meta

Nada como ter uma meta para incentivar o progresso. Uma boa dica para isso é a criação de um plano de estudos para guiar o aprendizado.

É importante lembrar que o início deve ser focado no escutar (listening) e que você deve ser diariamente exposto ao idioma. Lembre-se ainda que deve ser divertido e de forma descontraída. Não adiante planejar um estudo cansativo que não haverá aproveitamento.

Então, você pode determinar metas, por exemplo, de conhecer duas novas músicas por semana, ver 1 novo filme ou episódio de série, ler um pequeno texto em inglês. conversar com alguém diariamente e etc.

Lembre-se ainda que ao aprender algo novo, o cérebro deve rever esse assunto dentro de 2 ou 3 dias depois para que não o esqueça.

Consigo aprender a falar inglês pela internet?

Claro que sim! Como já foi dito, todo o segredo do aprendizado da língua está no contato com a mesma. Dessa forma, não há nada melhor do que a internet para aprender a falar inglês.

Isso porque além de materiais específicos, a internet possui muito conteúdo variado na língua. Assim, você pode escolher uma nova música para ouvir, pode assistir uma série online, ler algo que seja do seu interesse. Tudo isso do lugar que você estiver e usando o seu smartphone, tablet ou computador.

O fato é que a tecnologia está à serviço da informação e nada como utilizá-la a seu favor.

Aplicativo para aprender a falar inglês

Como não poderia ser diferente, existe uma série de aplicativos que podem ser utilizados também por quem quer aprender a falar inglês. Eles oferecem conteúdo qualificado, possibilidade de interação e exercícios de escrita e pronuncia. Então, veja alguns aplicativos para quem quer aprender a falar inglês:

  • Duolingo

Mundialmente conhecido, esse é um dos melhores aplicativos que existem. Ele serve tanto para quem quer aprender inglês quanto para quem quer seguir praticando o que aprendeu depois da conclusão dos módulos.

Nele, é possível escolher o nível do conhecimento na língua para poder iniciar. As aulas tem separação por temas e tudo funciona com um sistema de memorização.

  • Hello English

Para quem deseja mais do que memorizar, esse aplicativo permite que você selecione o motivo pelo qual quer aprender inglês. É para o trabalho? Para uma viagem? Para jogos? Por realização pessoal?

O app irá oferecer diversas informações para melhorar seu aprendizado online. O fodo é na compreensão de frases, na conversação e na leitura.

  • LingualeoLogo do Aplicativo Lingualeo

Para quem quer ir além das lições comuns já conhecidas essa é uma ótima opção. Ele ensina por meio de cursos específicos de gramática vídeos e vocabulários, tudo separado por temas e níveis. O mais interessante é que ele cria uma experiência direcionada para a idade do estudante, seu tempo para estudos, temas de interesse e dificuldades.

Dicas de aprendizado

Para aprender a falar inglês é preciso se expor a ele constantemente. Como já foi dito, é imprescindível estar em contato com o inglês no seu dia a dia. Então veja mais algumas dicas par aprender a falar inglês:

Pense em inglês

Quando começar a estuda, pense e tudo em inglês. Claro que no começo será difícil, mas depois de criar o hábito, fica bem mais fácil

Não estude inglês

Como já foi dito, o segredo está em envolver-se com a língua, e não estudar regras gramaticais. Fale sozinho em inglês, escute música, veja séries e filmes, mude a configuração do seu celular. Traga o inglês para o seu dia a dia.

Reserve um tempo para o estudo formal

Compre dicionário, gramáticas, livros e etc. o estudo formal também é importante, mas não é exclusivo.

Desenvolva um vocabulário próprio

Faça atividades, leia livros, releia, manuseie, use seu material até ficar gasto. Quando estiver aprendendo, vá criando um vocabulário e use-o sempre.

Desenvolva sua pronuncia

Os aplicativos de celular são ótimos para treinar pronúncia. Além disso, filmes, séries e músicas podem ajudar muito, mas é preciso treinar. Sendo assim, fale nem que seja na frente do espelho mesmo. Se mandarem praticar um som por 30 minutos, faça isso.

Escute inglês

Noticiários, programas de rádio, programas de TV, música, séries, shows, filmes, tudo! Você precisa se familiarizar e internalizar o som da língua. Os neurônios precisam de exposição para acharem os sons comuns. Quando mais tempo escutando, melhor!

Não acumule

O tempo que você perderia baixando diversos livros e materiais, salvando sites e fazendo download de pdf está sendo perdido. Procure o que você precisa e baixe somente o que for usar. Assim, você otimiza seu tempo e obtém melhores resultados.

Por fim, não desista nunca! Muita gente tenta e acaba desistindo. Há quem tente fazer esses cursinhos de 4 meses e termine completamente desiludido. O fato é que estudar somente no cursinho não serve. É preciso persistência para internalizar um novo idioma.

Por isso, estude, se exponha à língua diariamente, crie uma rotina e tenha hábitos que favoreçam o seu aprendizado.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre como aprender a falar inglês, a melhor forma de entrar em contato com o conteúdo e como ter melhores resultados de forma mais leve e descontraída. Aproveite essas informações e comece agora mesmo a aprender uma nova língua.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *