Como Aprender Inglês Sozinho? O Método Que Destrava o Seu Inglês


O inglês é um dos idiomas mais falados no mundo inteiro. Por isso é imprescindível dominar o idioma para encontrar as melhores oportunidades de trabalho e na vida. No entanto, se existe algo que as pessoas sempre perguntam é “como aprender inglês sozinho?” Será que isso é possível?

A verdade é que é totalmente possível aprender a falar esse novo idioma com muito estudo, dedicação e mais algumas dicas que você confere aqui. Então, continue lendo e não tenha mais dúvidas sobre como aprender inglês sozinho. Vamos lá?!

 

Como aprender inglês passo a passo

Embora muita gente se pergunte como aprender inglês sozinho e ache que essa é uma tarefa muito complicada,  a verdade é que com um pouco de empenho e dedicação é totalmente possível.

Para isso, basta seguir alguns passos importantes e simples na aquisição do idioma, veja:

Organize-se

Primeiramente de tudo, é fundamental se organizar e ter um espaço legal para estudar. O bom é que o ambiente seja silencioso, com boa iluminação e agradável. Além disso, já providencie o que você vai precisar ates de começar, tal como fones de ouvido, material de escrita, uma mesa organizada, computador e etc.


Rotina

Para tudo na vida é necessário uma rotina e para os estudos não é diferente. Então, decida quanto do seu dia você irá dedicar para estudar e cumpre isso diariamente. Lembre-se que é mais produtivo distribuir as horas na semana do que estudar tudo de uma vez só.

Escolha um bom material

O material é fundamental para que você tenha uma boa base. Existem sites extremamente completos que disponibilizam o material de forma gratuita para que você possa estudar. Escolha bem!

Imersão

Se a dúvida é como aprender inglês sozinho, não tenha dúvida que se expor ao idioma é a melhor forma. Então, por mais que você não vá morar em um pais cuja língua seja o inglês, existem muitos meios de ter acesso à ele. Aproveite filmes, músicas, livros, séries e programas de tv.

Sinta prazer ao estudar

Sempre que possível associe o estudo com algo que você goste. Se for ler, procure um material sobre um assunto de interesse. Se for ouvir música, procure ume estilo que você goste e etc.

Por fim, nada melhor do que dedicar-se ao seu proposito e ir avançando. Então, veja mais algumas dicas de como aprender inglês sozinho logo a seguir.

homem pesquisando como aprender inglês sozinho

Tenha humildade

Embora possa parecer um tanto estranho, o fato é que a humildade é essencial na aquisição de um novo idioma. Mais do que isso, é preciso ser humilde como uma criança, ou seja, de forma natural.

Dessa forma, com o passar do tempo você vai percebendo que já internalizou uma série de palavras. Isso porque elas estarão na sua cabeça sem tradução, mas com significado.

Então, logo no começo, não se preocupe em entender a tradução de tudo aquilo que você ouve. Use seu foco para entender o contexto e isso já será de grande ajuda.

Pratique muito a sua escrita

Se você quer saber como aprender inglês sozinho, uma excelente alternativa é praticar a escrita. Vale lembrar que ler e escrever são coisas muito diferentes. Isso porque é fundamental entender algumas questões básicas de semântica e gramática.

Sendo assim, uma boa dica é traduzir textos do português para o inglês ou mesmo tentar cria-los. O ideal é começar sempre por frases simples. Depois de prontos, você pode conferir no corretor se ele esta correto ou também em sites que conferem erros gramaticais. Existem ótimas opções gratuitas para essa finalidade.

Não se esqueça de ouvir muita música em inglês

A música é uma excelente alternativa para diversos fins na vida. No entanto, se você quer saber como aprender inglês sozinho, saiba que ouvir música ajuda muito. Isso acontece principalmente porque ela vai ajudando o ouvido a se habituar com a sonoridade das palavras. É ótimo para a pronuncia.

Uma dica importante é escolher músicas que você goste. Depois que já estiver habituado ao som, procure a letra da mesma e tente acompanhar cantando. Caso não entenda o significado de alguma palavra, nem mesmo no contexto, não hesite em procurar pela tradução.

Mude o idioma ao seu redor

O inglês é uma língua que está presente em tudo ao nosso redor. Dessa forma, não é difícil ler, escutar e falar a língua. Por isso, nada melhor do que exercitar as suas habilidades de ouvir, falar e compreender o idioma.

Vale lembrar ainda que quando aprendemos a nossa língua materna, não fazemos isso através de escrita ou leitura. O que acontece é uma exposição direta ao idioma através das pessoas próximas.

Por isso, a ideia é sempre cercar-se do idioma a fim de estar sempre exposto a ele. lembra-se que até mesmo o idioma do seu celular pode ser alterado. Escute música, veja filmes, assista a programas em inglês e faça atividades que envolvam o uso dessa língua.

Então, se a dúvida é sobre como aprender inglês sozinho, a resposta é: cerque-se de inglês por todos os lados.

Goste do que você está estudando

um botão de inglês

Nada pior do que fazer algo obrigado ou contra a sua vontade, não é mesmo?! Então, se você quer saber como aprender inglês, uma excelente dica é que você goste daquilo que está estudando.

Sendo assim, se você estiver fazendo uso de uma metodologia antiquada e desagradável, esqueça isso. Certamente vai ficar bem difícil pegar gosto pelo novo idioma.

Então, a dica é ir testando e ver o que melhor funciona com você. No entanto, normalmente as atividades mais dinâmicas tendem a surtir um bom resultado

Tenha motivação para aprender

Se a dúvida é como aprender inglês sozinho, nada melhor do que encontrar a sua motivação. Isso mesmo, a motivação é algo essencial para que você siga avançando e aprendendo.

Por isso, encontre algo que faça você se sentir motivado em aprender o novo idioma. Por outro lado, se algo estiver ruim ou desmotivador, mude para não perder o desempenho.

Crie um plano de estudo e tenha uma meta

Se você se pergunta sempre como aprender inglês sozinho, saiba que o segredo é praticar sempre. Isso deve ser feito com frequência. Por isso, nada melhor do que criar um plano de estudos para que você possa manter essa frequência.

Além disso, e essencial estabelecer metas a fim de manter a motivação e o progresso constantes. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo e vá cumprindo-as uma a uma até que você irá dominar completamente o inglês.

Dicas de como aprender inglês sozinho

Uma excelente dica e que, quando você for escutar uma música, escute suas músicas preferidas. Escute ela por 7 dias seguidos e certamente no último você já terá entendido muito mais do que imaginava.

Determine a meta de conhecer 2 novas músicas por semana, assistir 1 novo filme ou episódio de série e escrever 1 pequeno artigo.

Faça ainda algumas anotações sobre o que foi aprendido, sempre imaginando que essas frases estão sendo utilizadas em uma conversa. É importante lembrar que quanto mais repetir, mais o conteúdo será lembrado.

Esteja pronto para mudar. Isso mesmo, se algo não estiver sendo produtivo ou dando bons resultados, mude o método. Lembre-se que nem sempre o que funciona para um irá funcionar para o outro. Por isso. é essencial ir adaptando os estudos até que fique confortável e proporcione um melhor aprendizado.

Por fim, dedique-se ao máximo ao seu propósito e não tenha dúvidas de que você é capaz. O inglês não é um bixo de sete cabeças e pode facilmente ser aprendido.

Pronto, agora você já sabe como aprender a falar inglês sozinho, o passo a passo e dicas importantes para isso. Aproveite esse conteúdo e aprenda inglês de forma simples e descomplicada!


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *