Going To – O Que Significa? Quais as Diferenças com “Will”? Como Usar?


O futuro “Going to” é utilizado quando se deseja expressar algo que já foi previamente planejado e, por isso, se tem a certeza de que irá acontecer.

Então, para sabe um pouco mais sobre ele, como usar e suas regras, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber. Vamos lá?!

Formação do Going to

A utilização em uma frase é feita quando queremos fazer uma referência ao futuro. Essa é uma construção que é composta por 3 elementos, que são:

sujeito + verbo to be (conjugado de acordo com o sujeito) + Going + verbo principal no infinitivo + complemento (se houver).

Sujeito + to be (conjugado) + going + verbo no infinitivo
He is going to stay
I am going to leave

 

Função


A função do Going to é fazer referências a eventos futuros, porém, sugerindo uma forte associação com o presente. Não é importante o momento preciso, mas ele é sempre posterior ao momento atual. No entanto, essa atitude da a entender que o momento referido irá depender de algo que se sabe sobre a situação atual.

A função é, principalmente, indicar intenções e planos, bem como previsões que se baseiem nas evidências atuais. No dia a dia, a expressão é comumente abreviada como gonna, principalmente no inglês americano. No entanto, vale lembrar que ela nunca deve ser escrita dessa forma.

Uso na realização de planos e intenções:

  • Is Maria going to buy a new wardrobe soon

Uso para a realização de previsões:

  • She is going to be a wonderful student

Quais as diferenças do will e Going to?

Se existe algo que pode confundir a cabeça de quem está aprendendo inglês e a diferença entre Will. No entanto, o fato é que a utilização deles é simples. Você vai entender logo a seguir:

O uso do Will

O will pode ser utilizado para diversas finalidades em inglês. No entanto, quando se compara, estamos falando do futuro.

Ele é utilizado para se referir ao futuro, normalmente acompanhado de expressões que indicam uma incerteza. essas expressões podem ser:

  • I think…
  • I guess…
  • Probably…
  • Maybe…

Dentre outras, essas expressões indicam incerteza, ou seja, a ação referida não é garantida, apenas uma possibilidade.

  • I will probably go to UK in July
  • Maybe we will not to be here next week

Uso do Going to

Quando se tem mais certeza a respeito do acontecimento futuro, quando é algo mais planejado, a preferência é pelo uso do mesmo.

  • I going to UK next year.
  • We’re not going to be here next week.

Nesses casos, as expressões que indicam incerteza não aparecem. Isso porque não há dúvida da ação. Ela será realizada dessa forma.

Sendo assim, basta lembrar que o Will é utilizado quando não há certeza, juntamente com expressões correspondentes. Já este, é para sentenças cuja ação e resultado apresentam maior certeza. Deu pra entender?

Frases com exemplos

zAgora que você já entendeu um pouco mais sobre o seu uso, suas regras e formação, veja algumas frases que irão ajudar a melhorar a compreensão sobre o conteúdo:

  • What are you going to do next week? (O que você vai fazer na próxima semana.)
  • I am not going to miss them. (Eu não vou sentir falta deles)
  • I’m going to see a new movie now. (Eu vou ver um novo filme agora.

homem olhando para a chuva dizendo it's Going to rain

Exercícios

Agora, nada melhor do que treinar o que você aprendeu fazendo alguns exercícios e atividades. Vamos lá?!

1 – Escolha a melhor alternativa que tenha o mesmo significado da sentença abaixo:

She will call to his sister after party

a) She going to call to his sister after partyb) She’s going call to his sister after partyc) She’s ging to call to his sister after partyd) She is going call to his sister after partye) She going to call his sister after party

 

Respostas (answer):

1 – letra C. Justificativa: a estrutura utilizada para montar a frase utilizando o “going to” é a seguinte: sujeito + verbo to be + going to + verbo principal. Logo a frase é: sujeito (she) + verbo to be (is)+ going to + verbo principal (call).

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o going to, sua função e as regras da sua utilização. Aproveite esse conteúdo e não tenha mais dúvidas na hora de falar inglês!

 


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *