Pronomes em Inglês


Os pronomes em inglês são ensinados em uma das primeiras aulas sobre a língua, mas é um estudo que acaba deixando muitas pessoas com dúvidas sobre como quais pronomes usar e quando usa-las. Vamos explicar de uma maneira bem simples aqui, com alguns exemplos para você entender.

Primeiramente, você precisa saber o que é um pronome: os pronomes são palavras usadas para substituir um nome, referenciar um nome, ou até mesmo qualificar um nome de alguma forma. Para exemplificar:

Bruna é bonita. Ela é bonita.
Bruna is beautiful. She is beautiful.

Como você pode ver, o nome Bruna foi trocado por Ela, mas ainda está se referindo a mesma pessoa. É justamente isso o que os pronomes fazem, substituem os nomes.

Pronomes em inglês
Pronomes em inglês

Pronomes pessoais – Subject Pronouns

Inglês Português Singular ou plural? Masculino ou feminino?
I Eu Singular – 1ª pessoa Ambos
You Você Singular – 2ª pessoa Ambos
He Ele Singular – 3ª pessoa Apenas masculino
She Ela Singular – 3ª pessoa Apenas feminino
It Ele/ela Singular – 3ª pessoa Objeto e animais
We Nós Plural – 1ª Pessoa Ambos
You Vocês Plural – 2ª Pessoa Ambos
They Eles Plural – 3ª pessoa Ambos

Os pronomes em inglês pessoais são os mais utilizados, e sabe-los inicialmente é fundamental.


Uma das duvidas mais comuns que as pessoas tem é sobre o uso do pronome it, pois no português não temos isso. Vamos dar um exemplo no português e como ficaria no inglês.

O cachorro é grande, mas é lindo. The dog is big, but it is beautiful.

A frase em português possui o sujeito (cachorro) e um sujeito oculto (cachorro também). Esse sujeito oculto foi colocado de forma proposital, para você perceber que no inglês isso não existe.

No caso essa frase poderia ser algo como “O cachorro é grande, mas o cachorro é lindo.”. No português é possível ocultarmos o segundo cachorro, mas no inglês não é permitido. Como você pode ver, depois da virgula tem um “it is”, que significa literalmente (ele é), mas que poderia ser traduzido apenas como “é”.

Um exemplo mais fácil para você entender isso é o caso das horas em inglês.

São 5 horas. It is five o’clock.

Nesse caso, existem duas diferenças primordiais para você entender. Falamos ‘são’ 5 horas, por que 5 horas está no plural, ou seja, é mais de uma hora. Se falarmos “É 5 horas”, de acordo com nossas regras do português, a frase não está certa.

Mas no inglês, isso não importa. O que é importa é: “De quem estamos falando?”. Estamos falando de uma pessoa? Se não for, então é usado it. E nesse caso esta sendo direto sobre a hora. Se você não fosse usar um dos pronomes em inglês, que nesse caso é o “it”, a frase ficaria como “The time is five o’clock”, ou seja, “A hora é 5 em ponto”. O “the time” é substituído pelo “it”, tendo o mesmo significado. Mas, na tradução para o português, o “it is” geralmente é traduzido apenas como “é”, dificilmente sendo traduzido para “ele é”.

Isso pode ser um pouco diferente e confuso no começo do aprendizado sobre pronomes em inglês, pois como não existe isso no português, você não está acostumado e realmente é estranho quando se aprende. Mas, ao passo que começar ter mais contato com a língua, será comum você falar e entender facilmente isso, pois realmente isso é uma das coisas mais básicas do inglês.

Dos pronomes em inglês, os pronomes pessoais são os mais usados e mais simples. Os outros mostrados aqui são mais fáceis de se entender pois o uso deles é igual no português. Sobre o pronome “vocês”, que no português tem um “s” de plural, no inglês o plural e singular é exatamente igual, “you”.

A diferença será percebida no contexto. Por exemplo, se você estiver conversar em um grupo de pessoas e falar: “you are…”, as pessoas entenderão que são pra elas, principalmente se você estiver falando e todas estiverem quietas, te observando.

Em ocasiões em que ficar ambíguo e não muito fácil de entender, pode ser usado “All of you” ou “you all”, indicando “Todos vocês”, sendo que o primeiro é mais correto. Algumas pessoas ou culturas podem considerar “you are” incorreta.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (9 votes, average: 4,56 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *