Todos os Tempos Verbais em Inglês – Regras, Conceito, Dicas, Exercícios!


Os tempos verbais em inglês é um assunto que muitas pessoas tem uma grande dificuldade de entender. No entanto, esse não é um tema complicado. Basta um pouco de atenção e dedicação que tudo fica mais fácil.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre os tempos verbais em inglês, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre eles. Vamos lá?!

Todos os tempos verbais em inglês

Em inglês, assim como em português, existem diferentes tempos verbais. Primeiramente temos o Past (passado), o Present (presente) e o Future (futuro). Depois disso, cada um dos tempos possui uma subdivisão, como veremos a seguir:

Past (passado)

Simple (simples): são ações que aconteceram em um determinado momento, se referindo a ações passadas. A sua formação é feita com a repetição dos verbos regulares com a terminação -d ou -ed. Os verbos irregulares não seguem uma regra.

Continuous (continuo): descreve uma ação que ocorreu em um momento no passado e por algum tempo. Sua formação é feita pela junção do to be (verbo auxiliar) no simple past + o gerúndio (-ing) no verbo principal.


Perfect (perfeito): representa ações passadas que ocorreram no passando antes de outra ação também do passado. Esse tempo é o passado do passado!

Present (presente)

Simple (simples): representam hábitos, rotinas ou fatos. Isso quer dizer que ele descreve uma ação habitual que ocorre no presente. Em português, esse é o tempo que corresponde ao Presente do Indicativo.

Continuous (contínuo): representa atividades que são temporárias e que estejam ocorrendo no momento em que se fala ou também uma ação que acabou de acontecer. A formação desse tempo verbal ocorre com o uso do to be (verbo auxiliar) no simple presente (presente simples) + o gerúndio -ing do verbo principal.

Perfect (perfeito): representa ações que aconteceram no passado, mas que acontecem até os dias de hoje ou que apresentam consequências no tempo presente.

Future (futuro)

Simple (simples): representa as ações que ainda vão acontecer, ou seja, que ainda não aconteceram! Sua formação é com will (auxiliar) + infinitivo do verbo principal sem o “to”.

Continuous (contínuo): serve para representar uma ação que está acontecendo no futuro, ou seja, um determinado fato futuro. Sua formação é o verbo will be + o gerúndio -ing do verbo principal.

Present (presente): representa ações que irão se concretizar ou não em um determinado momento do futuro. Serve para explicar planos futuros.

menina pensando nos tempos verbais em inglês

Quais são os tempos verbais mais usados em inglês?

Agora que você já conhece os tempos verbais e inglês, é importante identificar aqueles que são mais utilizados. Sendo assim, os tempos verbais que você melhor precisa saber são os seguintes:

  • Simple Present (Presente Simples)
  • Simple Past (Passado Simples)
  • Simple Future (Futuro Simples)

Embora isso possa parecer um tanto complicado, você precisa saber que o inglês é a língua considerada mais fácil do mundo. Existem aproximadamente 360 milhões de nativos e cerca de 30% da população mundial consegue se comunicar em inglês.

Justamente por isso é que se torna tão importante compreender e entender os tempos verbais em inglês que são mais utilizados.

Frases utilizando os tempos verbais

Conforme já foi explicado acima, cada um dos tempos verbais possui uma finalidade. No entanto, somente com uma explicação pode não ser tão fácil assim de entender. Por isso é que vamos ver agora os tempos verbais em inglês com alguns exemplos de frases para melhor compreensão.

Simple Present Presente Simples

Representa ações, fato ou situações atuais.

Exemplo: She like to eat eggs for breakfast. (Ela gosta de comer ovos no café da manhã).

Simple Past – Passado Simples

Expressa ações que já aconteceram e não acontecerão mais. Isso quer dizer que essas ações começaram e terminaram ainda no passado.

Exemplo: I spoke Spanish with my friends. (Eu falava em espanhol com meus amigos)

Simple Future – Futuro Simple

Representa ações que acontecerão ou que provavelmente acontecerão no futuro.

Exemplo: My sister will cook for us. (Minha irmã cozinhará para nós)

Present Continuous – Presente continuo

Representa situações que acabaram de acontecer ou que estão acontecendo no momento da fala.

Exemplo: They are seeing a movie together. (Eles estão assistindo um filme juntos).

Past Continuous – Passado contínuo

um relógio correndo

Utilizado para expressar uma ação que está acontecendo em um momento do passado.

Exemplo: I was drinking last week. (Eu estava bebendo semana passada)

Future continuous – Futuro continuo

Representa ações que irão ocorrer em um momento já definido do futuro.

Exemplo: They will be starting it tomorrow. (Eles estarão começando isso amanhã)

Present perfect – Presente Perfeito

Representa ações que aconteceram no passado e seguem acontecendo no presente.

Exemplo: They has lived at my house. (Eles têm morado na minha casa)

Past Perfect – Passado Perfeito

Representa ações que aconteceram antes de outras ações que também já aconteceram.

Exemplo: My mother had read the book we arrived.(Minha mãe tinha lido o livro quando nós chegamos)

Future Perfect – Futuro Perfeito

Representa uma ação que será finalizada no futuro:

Exemplo: We will have finished to do our study by next month. (Nós teremos terminado de fazer nossos estudos no próximo mês).

Exercícios sobre Tempos verbais em inglês

um relógio com um homem correndo dentro

Pronto, agora que você já aprendeu um pouco mais sobre os tempos verbais em inglês, nada como fazer algumas atividades e colocar o seu conhecimento em prática. Então, resolva os exercícios abaixo:

1. Faça uma análise dos verbos e escolha os tempos verbais adequados para cada uma das sentenças:

Afirmativa:I / to study / Spanish_________________________ On Wednesday and Tuesday_________________________ yesterday_________________________ now_________________________ tomorrow

NegativaI / to study / Spanish_________________________ On Wednesday and Tuesday_________________________ yesterday_________________________ now_________________________ tomorrow

 

InterrogativaI / to study / Spanish_________________________ On Wednesday and Tuesday_________________________ yesterday_________________________ now_________________________ tomorrow

Dicas de memorização

A maior e melhor dica que pode ser dada sobre os tempos verbais em inglês é: Pratique muito! Isso mesmo, somente praticando você irá conseguir a desenvoltura necessária para compreender cada um dos tempos verbais e aplica-los ao seu dia a dia.

Então pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre os tempos verbais em inglês, como aplica-los e suas regras. Aproveite esse conteúdo e aprenda inglês de forma simples!


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *