Como Aprender Inglês? Veja Aqui Maneiras de Aprender na Internet e Sozinho

0

O conhecimento da língua inglesa já virou requisito básico para todos que desejam evoluir no mercado de trabalho. Você tem vontade de aprender inglês, mas não tem a possibilidade de frequentar aulas? Tudo bem, é possível aprender inglês sozinho. Você só precisa de dedicação, ferramentas de aprendizagem e da criação de uma rotina de estudos.

Como aprender inglês sozinho?

Aprender inglês sozinho exige muita dedicação. Os motivos que levam alguém a essa decisão são inúmeros. Falta de dinheiro, de tempo e impossibilidade de deslocamento são apenas alguns deles. A resposta é simples: sim, você pode aprender inglês sozinho. Mas existem alguns pontos que você precisa entender.

Primeiro: tudo que você decidir aprender de forma autodidata, vai exigir muito mais de você. Ninguém exige sua presença, controla os horários de estudo ou cobra tarefas. A decisão de aprender inglês sozinho precisa ser tomada com consciência da responsabilidade que isso implica.

Seja honesto consigo mesmo. Organize seu tempo, material e rotina. O seu progresso depende apenas de você mesmo.

Seja humilde

Aprender um novo idioma sempre é complicado. Você precisa ter em mente que vai começar do zero. Ou seja, precisa de humildade. Não importa se você já é adulto, graduado e empregado. O seu raciocínio de aprendizagem precisa ser o mesmo de uma criança sendo alfabetizada. Porque aprender outra língua é o mesmo processo.

Comece do básico. Aprenda pronomes, conjugações verbais e toda a base gramatical. Acredite, esses pontos podem soar tediosos, mas são eles que vão garantir a sua aprendizagem. São eles que ensinam o estudante a formar frases de forma correta e desenvolver conteúdos.

Teclado com uma tecla escrito learn english

Aproveite as ferramentas que a tecnologia proporciona. Através de vídeos e podcasts, aprende a pronúncia. Com ebooks, faça exercícios. Através de plataformas de conversação por vídeo, treine a sua conversação com outros estudantes.

Além de todos esses detalhes, lembre: cada um possui o seu tempo de aprendizagem. Não tente correr. O alcance da fluência ocorre através do tempo e da persistência.

Mude o idioma ao seu redor

Você já percebeu como um bebê repete palavras que são pronunciadas nas suas proximidades? É porque ele reproduz o que escuta. É por isso que a melhor forma de aprender um novo idioma é a imersão.

Mude a sua rotina. Comece a assistir filmes legendados. Preste atenção na pronúncia, nas expressões e no jeito que as frases são formadas. Após um tempo, comece a assisti-los sem legendas. Aprenda a reconhecer o som das palavras.

Leia livros em inglês. Você não precisa começar com uma enciclopédia. Livros infantis são uma ótima forma de iniciar o aprendizado de uma língua. Nesses, a linguagem é mais simples e direcionada para quem ainda não tem um vocabulário avançado.

Aprenda inglês com música

A tática da imersão no idioma também está presente na música. Escolha a sua música favorita em inglês, busque a letra original e aprenda a cantá-la. A partir do momento que você conseguir associar o que lê com o que escuta, a pronúncia da língua vai começar a ficar mais clara.

Utilizar a música como um dos métodos de aprendizagem de inglês faz parte até mesmo da didática das escolas de línguas. É uma forma leve e divertida de potencializar o aprendizado. Com esse método, em muitos casos o avanço do estudante ocorre de forma muito mais natural.

Crie um plano de estudos

O principal fator da aprendizagem é a persistência. Você não vai conseguir aprender inglês se tiver contato com a língua só quando lembrar de revisar. Ou quando arrumar um tempinho na sua agenda ocupada para fazer alguns exercícios. É necessária a criação de uma rotina de estudos.

Você precisa se planejar. Quantas vezes por semana consegue sentar e estudar inglês? Quanto mais, melhor. Mas tudo bem se o seu tempo for reduzido e o aprendizado mais lento.

O importante é começar. Decida um horário que se adeque a sua rotina. Também é importante a escolha de um lugar calmo, que possibilite a concentração. Separe livros, cadernos e todo o material que estiver à sua disposição.

A rotina precisa ser levada a sério. Não é porque não tem ninguém na cobrança, que você pode relaxar. No início, você precisa se cobrar. Após um tempo, o processo vai virar rotina e o seu desejo pela aprendizagem vai ser o maior incentivo.

Aplicativos para te ajudar

Com o avanço da tecnologia, a possibilidade de aprender inglês está literalmente nas nossas mãos. Centenas de aplicativos e programas são direcionados para isso. Entretanto, entre esse turbilhão de informações, alguns se destacam pela qualidade e eficiência.

  • Duolingo é um site de ensino de idiomas gratuito. Em 2016, ele já possuía cerca de 120 milhões de usuários cadastrados. O site possui um método de ensino dinâmico e lida com dezenas de idiomas. Recentemente, a marca criou um aplicativo para celular, facilitando ainda mais o acesso.
  • Babbel é um dos sites mais antigos do ramo. Desde 2007 em atividade, ele é uma das plataformas de e-learning mais utilizadas ao redor do mundo. Com o pagamento de um plano mensal, o estudante tem acesso a uma infinidade de conteúdos e materiais.
  • Busuu é uma rede social e plataforma comunitária para o aprendizado de línguas. O seu diferencial é o aprendizado coletivo. O site promove a interação e a colaboração entre os estudantes.

Tem como aprender inglês pela internet?Logo do aplicativo Duolingo

Sim. Além dos sites e aplicativos citados no item anterior, a internet vai além. O avanço tecnológico permitiu uma disseminação de informações e conteúdos ao redor do planeta. Assim, o acesso antes adquirido apenas através de bibliotecas e aulas presenciais, hoje é para todos.

Dentro de plataformas de compartilhamentos de vídeo, como o Youtube, existem milhares de vídeo-aulas. Esse tipo de aprendizado vai além do tradicional livro. Com as vídeo-aulas, você se sente dentro uma sala de aula. Para quem tem dificuldades ligadas à atenção, é uma forma mais eficaz de aprender.

Ainda, diariamente surgem milhares de novidades pela internet. Com apenas uma pesquisa rápida, você encontra conteúdos que podem potencializar o seu aprendizado. Mas lembre que a internet pode ser também uma ferramenta de procrastinação. Durante o período de estudo, esqueça as redes sociais e outras distrações.

Como aprender a falar inglês?

Com foco e persistência. Aprender inglês não é tão difícil quanto nós acreditamos logo no primeiro contato com a língua. Com uma rotina de estudos e dedicação, em poucos meses você já pode adicionar um novo idioma ao seu currículo.

Acima de tudo, não desanime. Como em todos os processos de aprendizagem, erros são cometidos. Problemas acontecem e a desmotivação em alguns momentos é inevitável. Entretanto, foque nos frutos do seu esforço. Aprender inglês abre infinitas portas na sua vida pessoal e profissional.

Pergunta dos leitores

Tem como aprender inglês com séries?

Sim e não. As séries podem ser grandes aliadas na sua aprendizagem. Inclusive, são uma forma dinâmica e eficaz de treinar seu ouvido. Entretanto, as séries não substituem o aprendizado básico. Para adquirir um conhecimento de qualidade, da forma correta, você também precisa estudar os fundamentos da língua.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.