Superlativo em Inglês – O Que é? Como Usar? Tem Exceções? Exercícios!

0

O superlativo e os comparativos em inglês são ferramentas fundamentais. São eles que ajudam na descrição de objetos, lugares e também pessoas que nos rodeia. Isso consegue tornar a comunicação mais clara, através da comparação.

Então, e você quer saber um pouco mais sobre o superlativo, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele. Vamos lá?!

Como usar o superlativo em inglês

O superlativo indica que algo está abaixo ou acima dos demais itens da comparação. Isso quer dizer que o comparado e questão é mais ou menos do que algo. Veja:

  • Maria is the tallest woman in this class. (Maria é a mulher mais alta desta turma.)
  • It was the worst day os my month. (Foi o pior dia do meu mês.)

Já no que diz respeito ao processo de formação, os comparativos e superlativos possuem maneiras muito similares.

Veja algumas regras para o uso do superlativo:

1 – Em adjetivos curtos, que possuem até 2 sílabas, tais como tall, small e thin, basta que se acrescente a terminação -er para comparativos e -est para o superlativo. Além disso, eles devem sempre ser precedidos pelo “the”.

Já caso o adjetivo seja terminado pela sequencia CVC (consoante+vogal+consoante) é preciso lembrar de duplicar a última letra. Esse é o caso de big, que se torna biggest no superlativo.

2 – Em adjetivos que tenham até 2 sílabas e terminem em “y”, basta que se apague o mesmo para acrescentar o -iest do superlativo. No caso do comparativo, se acrescenta o -ier.

3 – Nos adjetivos maiores, por sua vez, não é necessário realizar alterações em sai forma. Para isso, basta usar more (mais) ou less (menos) antes dos comparativos e também o the most (o menos) antes do superlativo.

Vale lembrar ainda que, independentemente do tamanho da palavra, o superlativo sempre terá o “the” antes.

Obviamente que disso existem algumas exceções. A mais comum delas ocorre nas palavras good e bad. O superlativo de good é the best (o melhor), enquanto o comparativo é better. Já no caso de bad, o superlativo é the worst e o comparativo é worse.

escada escrita em cada degrau good, better e best

Superlativos regulares em inglês

A formação dos comparativos e superlativos é bastante simples. Ela depende no número que sílabas que possui o adjetivo original.

No caso dos adjetivos de uma sílaba, adicione a terminação -est para obter o superlativo. Caso o adjetivo termine em uma consoante + vogal + consoante, é preciso duplicar a consoante do final antes de fazer a inclusão da terminação.

Adjetivo Superlativo Comparativo
tal tallest taller
fat fattest fatter
big biggest bigger
sad saddest sadder

No caso dos adjetivos de duas sílabas, a formação do comparativo, se acrescenta o -er ao fim do adjetivo. Já na formação do superlativo pode acontecer pela inclusão do sufixo -est ou pela utilização do termo most antes do adjetivo.

Em alguns casos, podem ser utilizadas ambas formações, embora uma seja mais comum do que a outra. Caso não haja certeza, opte pela mais segura, que e a utilização do more e most. Já nos adjetivos terminados em “y”, altere o mesmo por “i” antes de adicionar a terminação

Adjetivo Superlativo Comparativo
Happy happier happiest
Simple simplest simpler
Busy busiest busier
Tilted most tilted more tilted
Tangled most tangled more tangled

Nos adjetivos que possuam três sílabas ou mais, a formação do superlativo é feita através da inclusão do termo most antes dos adjetivos. Já a o comparativo se forma com a inclusão do more antes do adjetivo.

Adjetivo Superlativo Comparativo
Important most important more importante
Expensive most expensive more expensive

Superlativo irregulares em inglês

Alguns adjetivos que são bem comuns podem apresentar formas superlativas e comparativos irregulares, veja:

Adjetivo Superlativo Comparativo
Good best better
Bad worst worse
Little least less
Much most more
Far furthest / farthest further / farther

Exemplo superlativo: My boyfriend is the best cooker in the world.

Exemplo comparativo: My sister’s cooking is better then your sister’s cooking.

Exceções

homem gigante ao lado de uma pessoa pequena escrito superlativo

As exceções são os verbos irregulares citados acima, visto que não seguem uma regra específica na formação do superlativo ou do comparativo.

Frases de exemplo com Superlativo

Agora que você já sabe um pouco melhor como é a formação do superlativo, confira algumas frases de exemplo. Assim fica mais fácil entender o conteúdo:

  • Yesterday was the worst day of my all life.
  • That is the least expensive shoe in the store.
  • He is prettier now.
  • This is the worst color ever.

Exercícios de superlativo

Agora é o momento de colocar o seu conhecimento em prática para exercita-lo. Isso ajuda a  manter o que foi aprendido na memoria.

1 – Meet the 5 actors with __________________ reputations. (Conheça os 5 atores com a pior reputação.(  ) the worst               (  ) the badest

2 – Watch ____________ vídeos on internet. (assista os vídeos mais populares da internet.)(  ) the more popular               (  ) the most popular

3 – What are _________________ mistakes businessmen make? (Quais os meiores erros que os empresários cometem?)(  ) the biggest                     (  ) the most big

4 – Buy _______________ show tickets online. (Compre a entradas de show mais baratas online.(  ) the more cheap            ( ) the cheapest

 

Respostas (Answer)1 – The worst2 – The most popular3 – The biggest4 – the cheapest

Pronto, agora você já sabe um pouco mãos sobre o superlativo, como ele funciona, como e a sua estrutura e quando ele deve ser utilizado. Aproveite essas dicas e não tenha mais dúvidas sobre como falar inglês.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.